Receita do Bolo de Banana do Zé

 

Eu e meu bolo de banana

    Salve!

    Para quem não sabe, muitos amigos e familiares me chamam de Zé, então o bolo de banana do Zé, na verdade é meu (risos). E sim, é isso mesmo, liberei meu lado tia véia e hoje do nada terá um post de receita de bolo. Primeiro porque adoro bolos, segundo porque prefiro uma boa conversa a mesa com comidas, uma vez que não sou da turma de que bebe. 

    Pra não dizer que não bebo nada alcoólico, eu gosto de vinho, geralmente aquele mais barato bem docinho, também gosto de batidas e caiprinha de limão feito com cachaça, eventualmente divido uma caiprinha ou uma Ice com minha preta e em algumas raras ocasiões, já tomei uma breja, no mais eu prefiro suco.

    Mas voltando ao foco desse post, tenho memorias afetivas muito boas com bolo, lembro de minha mãe assando bolo para o café da tarde, aquele cheiro gosto do bolando assando com o aroma do café sendo passado.

    Também me lembro de assar muitos bolos para uma pessoal muito especial, minha ex namorada "Evelin" que já não habita mais esse plano, mas que foi uma forte incentivadora dos meus talentos culinários e minha cobaia oficial. Certamente devo muito a ela por eu hoje ser uma pessoa melhor e graças ao apoio dela mando bem na cozinha. Que Deus a tenha!

    Essa receita foi testada dezenas de vezes e é uma adaptação da receita original de minha mãe, que aplicava essa receita em formas retangulares e não acrescentava banana à massa, ao contrário do que faremos aqui.


    Ingredientes

4 bananas Nanicas maduras, porém firmes;
3 xícaras de farinha de trigo;
3 xícara de açúcar;
3 ovos;
2 colher de sopa cheias de margarina;
1 xícara de leite (integral, ou desnatado);
1 uma medida da tampa de fermento químico; 
1 forma redonda - aquela usada para fazer pudim;
1 uma vasilha para misturar a massa;
1 uma colher de pau;
1 palito de dente;
1 prato grande para quando desenformar o bolo;


    Como fazer:


    O Caramelo

    Vamos separar 1 xícara das 3 de açúcar para fazer o caramelo. Para isso você deverá colocar uma xícara de açúcar na forma, espalhando por toda superfície da forma.

    Acenda o fogo em uma das bocas do fogão e coloque a forma em cima, deixe lá e vá mexendo aos poucos com uma colher de sopa até que o açúcar derreta e fique da cor do guaraná (o refrigerante), ele deve estar claro, então desligue o fogo e reserve.

    Importante: O caramelo não pode ficar escuro se não ele ficará amargo. Considere que ele ainda vai ao forno com a massa por mais 40 minutos.

    Agora precisamos descascar as bananas e cortá-las de comprido, em três tiras, para que ela não fique muita grossa. A gente descasca as bananas após o caramelo pronto para que elas não fiquem expostas e oxidem esperando a vez delas de serem usadas, quando isso acontece as bananas ficam escuras.

    Essas tiras de banana devem ser colocada dentro da forma, em cima do caramelo, de maneira que quando houver aquela parte arredondada da banana, ela fique para cima, assim a massa irá cobri-la e a superfície oposta ficará uniforme.

    Preencha todo o fundo da forma e se for preciso recorte alguns pedaços menores das tiras para preencher algumas lacunas. O que sobrar das bananas, você pique em retângulos, ou cubos e reserve para usarmos na massa.

    
    A Massa

    Agora vamos preparar a massa, eu prefiro bater a massa na mão quando se trata de bolos para café, assim eu sinto o ponto mais fácil, mas a verdade é que quando comecei a fazê-los não tinha batedeira, depois acabou virando um hábito e um capricho meu.

    Ligue o forno a 180 graus e depois pegue a vasilha que separamos para a massa e coloque as 3 xícaras de farinha, acrescente as 2 xícaras de açúcar que sobraram e também as 2 colheres de margarina e o resto da banana cortada em cubos, ou retângulos, até obter uma farofa que começará a endurecer.

    Importante: Devemos colocar as bananas picadas agora, para que se envolvam na farinha antes dos ingredientes molhados, assim as bananas não descem e não se acumulam no fundo, mas se espalham de maneira mais uniforme na massa.

    Nesse momento vamos acrescentar os 3 ovos e 1 xícara de leite e mexer até que a massa ganhei uma consistência mais líquida, porém grossa e então acrescente uma medida da tampa de fermento - isso equivale a uma colher de sopa.

    Após colocar o fermento misture um pouco e depois despeje a massa na forma e então coloque no forno já pré-aquecido por 40 minutos.

    Importante: cada forno possui uma potência diferente, então embora usemos a referência de 180 graus por 40 minutos, se seu forno for mais potente, talvez asse mais rápido, se for menos potente, talvez precise de algum minutos a mais, então, quando der em torno de 30 minutos, dê uma olhada.

    Verifique se a massa tá crescendo. Se já tiver assado use um palito de dente pra verificar se a massa assou direitinho no meio, quando colocar o palito ele deverá sair sem nenhum vestígio de massa, isso significa que a massa está devidamente assada e que você já pode retira do forno.


    Desenformado o bolo

    Logo que remover do forno não espere muito para desenformar, pois é necessário fazer isso com o caramelo ainda quente para que não comece a endurecer e grude no fundo da forma.

    Todavia, se você perder o time para desenformar, antes de fazê-lo, você pode esquentar um pouco o fundo da forma na boca do fogão para o caramelo derreter e então você poderá desenformar o bolo com sucesso.

    Espero que consigam fazer a receita, se gostou do post, ou se fizer a receita comente aqui em baixo como foi a sua experência. Forte abraço!





Comentários

Postagens mais visitadas